segunda-feira, 31 de outubro de 2011

VA - Ahk-toong Bay-bi Covered (2011)

AHK-toong BAY-bi Covered, denominado (Ǎhk-to͝ong Bay-bi) Covered, é um álbum tributo gravado por vários artistas e lançado no último dia 25 de outubro de 2011.

O aguardado álbum conta com versões cover das 12 músicas do álbum de 1991, Achtung Baby, da banda de rock irlandesa U2.

A revista Q encomendou o álbum para comemorar o 20° aniversário de lançamento original de Achtung Baby e o 25° aniversário da própria revista. Ele foi incluído em um CD na edição da revista Q no mês de novembro de 2011.

O editor-chefe da revista disse: "Esta é uma maneira inteiramente apropriada para marcar o aniversário da revista Q e de Achtung Baby, um dos álbuns fundamentais em nossa vida".

Vai o faixa-a faixa surrupiado do blog Registro Dissonante e cujos comentários eu assinaria embaixo.


1 - Nine Inch Nails – Zoo Station
Trent Reznor desperdiça uma grande oportunidade de surpreender com sua barulheira eletrônica. Pelo contrário, o NIN tirou toda a força da original e criou uma versão light pra tocar em elevador. Que vergonha.

2 - U2 (Jacques Lu Cont Mix) – Even Better Than The Real Thing
Remix ok com cara de lado B e nem é a versão legal que eles usaram para abrir a 360º Tour.

3 - Damien Rice – One
Até o finado Johnny Cash já regravou essa música... você não esperava mesmo que o Damien Rice com seu banquinho e seu violão conseguisse surpreender, não é mesmo?

4 - Patti Smith – Until The End Of The World
Mais uma versão que reduz a velocidade da original. Neste caso, a opção orna com a interpretação da grande Patti Smith, cantando como quem perdeu a batalha pra vida.

5 - Garbage – Who’s Gonna Ride Your Wild Horses
Eu ia reclamar da falta de ânimo da Shirley Manson, mas depois do Snow Patrol eu resolvi rever meus conceitos. Até que essa versão do sumido Garbage ficou bacana.

6 - Depeche Mode – So Cruel
Um caso de identificação imediata: parece que a música foi feita para o Depeche Mode. A balada mais triste do disco ganha ruídos eletrônicos sem perder o espírito angustiado. Tudo aquilo que a gente esperava do NIN.

7 - Gavin Friday – The Fly
Mesmo caso do NIN. Amigo de longa data do U2, Friday tirou a guitarra poderosa da música e jogou toda sua energia no ralo. Ficou com cara de remix supérfluo de lado B.

8 - Snow Patrol – Mysterious Ways
De longe a pior cover do disco. Essa banda deprimente tirou toda a ginga e a sensualidade da música mais sexy do disco. Não entenderam nada, malditos. Devia existir uma lei pra punir esse tipo de abuso.

9 - The Fray – Trying To Throw Your Arms Around The World
Em time que está ganhando não se mexe. O The Fray respeita o U2 sem reinventar a roda e não compromete.

10 - The Killers – Ultraviolet (Light My Way)
Brandon Flowers se realiza na versão da música que sua banda provavelmente sempre quis compor. O respeito à original atinge o nível da devoção.

11 - Glasvegas – Acrobat
Guitarra de arrepiar os pelos da nuca. Batida de causar abalo sísmico no quarteirão. Vocal de cortar os pulsos. Melhor versão do disco. E eu nem conhecia essa banda.

12 - Jack White – Love Is Blindness
Jack White deixa a interpretação introspectiva do Bono de lado e abusa da gritaria desesperada como se alguém estivesse arrancando seu coração fora. Bom demais.



Tracklist:

1. “Zoo Station” Nine Inch Nails 6:28
2. “Even Better Than the Real Thing” U2 (Jacques Lu Cont Mix) 6:39
3. “One” Damien Rice 5:26
4. “Until the End of the World” Patti Smith 3:36
5. “Who’s Gonna Ride Your Wild Horses” Garbage 5:16
6. “So Cruel” Depeche Mode 6:02
7. “The Fly” Gavin Friday 4:16
8. “Mysterious Ways” Snow Patrol 4:48
9. “Tryin’ to Throw Your Arms Around the World” The Fray 4:33
10. “Ultraviolet (Light My Way)” The Killers 4:53
11. “Acrobat” Glasvegas 4:08
12. “Love Is Blindness” Jack White 3:20



Um comentário:

  1. Fazer cover é uma missão ingrata, você já entra com pontos a menos pois já existe a original para comparações, as vezes o pra você é uma homenagem acaba virando um grande fiasco é fica muito aquém das intenções.

    ResponderExcluir