terça-feira, 30 de novembro de 2010

Miranda Kassin e André Frateschi - Hits do Underground (2010)

Sempre quis ter um blog pra poder postar um disco como esse. Estas são as minhas palavras, as palavras que seguem abaixo são de autoria de Yasmin Muller.

"Miranda Kassin e André Frateschi são velhos conhecidos da noite paulistana. Com seus projetos de releituras – ela de Amy Winehouse, ele de David Bowie -, tornaram a ideia de bandas “cover” menos detestável, levando suas interpretações a um nível quase performático – o “cover” era, na verdade, um espetáculo, um show. A relação do casal com o teatro e a arte das cenas escancarava esse resultado.

O conceito de Hits do Underground veio em sugestão de Plínio Profeta – que acabou por produzir o disco -, e Alê Youssef – sócio do Studio SP, onde o casal performava seus projetos há anos, na Augusta paulistana. Escolher certas faixas que vieram a se tornar referências para nichos específicos até dentro da música independente nacional, quase hinos nas festas independentes da última década, e transformá-las em música pop, bagunçando as referências originais com o estrangeirismo e as máscaras de Kassin e Frateschi.

Entre as onze faixas escolhidas, vemos representantes da prolífica cena nordestina, gaúcha, mato-grossense e, é claro, paulistana. O disco abre com Vanguart e sua grudenta Semáforo; depois Magrela Fever, de Curumin, vira a balada em dueto, que nem dá pistas do cavaquinho original; e Mombojó vem com Deixe-se Acreditar que, junto com Artista é o Caralho, de Rubinho Jacobina, nos traz a real noção de hino do cenário nacional independente. As exceções são Zeitgest – música inédita de Numismata, que ficou de fora do disco Chorume, de 2009 – e Só Tetele, d’Os Mulheres Negras, que surge lá dos anos 90 como grupo referência pro casal Kassin-Frateschi – banda de André Abujamra e Maurício Pereira.

O disco cumpre bem o seu papel declarado: tornar pop e acessível a um grande (ou médio) público canções já conhecidas e cantadas por segmentos de uma geração. Plínio Profeta na produção já dá o tom do caminho que Miranda Kassin e André Frateschi queriam seguir – responsável por grandes discos de nomes como Lenine, O Rappa, Pedro Luís e a Parede passando por Pavilhão 9, Kátia B, De Leve até Lucas Santtana. Referências múltiplas sempre com roupagem pop – ou pelo menos abertura para o popular grande público, a nível de sonoridade. Hits do Underground reapresenta músicas já queridas de alguns, para outros. Ou pode servir apenas para os curiosos verem como recriaram músicas já tão íntimas de si, e de tantas especificidades. Por que não?"

Yasmin Muller é Programadora Musical da Rádio UFSCar

Trackslit:

01- Semáforo (Vanguart)
02- Magrela Fever (Curumin)
03- 220 Volts (ODegrau)
04- Deixe-se Acreditar (Mombojó)
05- Dê (Cérebro Eletrônico)
06- Zeitgeist (Numismata)
07- Fita Bruta (Wado)
08- Artista é o Caralho (Rubinho Jacobina)
09- O dia em que Seremos Felizes (Ludov)
10- Só Tetele (Os Mulheres Negras)
11- Rodando El Mundo (Wander Wildner)




2 comentários:

  1. Simplesmente um dos melhores discos do ano. Foi muito legal ver essas versões de músicas que a gente estava acostumado a ouvir de outra forma.
    Nota 10!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Penso que a gente percebe com mais clareza quando uma música é realmente boa, quando a ouvimos em outra interpretação. Abraço e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir