quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Beady Eye - Different Gear, Still Speeding (Japan Bonus Track Edition) (2011)

O Beady Eye, de banda “nova” não tem nada – é o Oasis menos seu cérebro, Noel Gallagher. Compõem a banda Gem Archer, ex-guitarrista do bom Heavy Stereo, Andy Bell, ex-guitarrista do também bom Ride, e Liam Gallagher, que, como compositor coadjuvante do Oasis, foi do ótimo (“Songbird”, “Ain’t Got Nothin’”) ao médio (“I’m Outta Time”, “Boy With The Blues”) e ao péssimo (“Little James”, “The Meaning of Soul”). Há ainda um quarto elemento, o baterista Chris Sharrock, que tocou com o The La’s, mas não é creditado como autor de nenhuma música.

Colocar Different Gear, Still Speeding para tocar esperando uma mistura dessas bandas é besteira. Na verdade, bastam alguns plays para sacar que, em vez de revisitar o britpop, a banda preferiu voltar no tempo até o final dos anos 60 e plantar acampamento por ali. “Wind Up Dream” é Rolling Stones circa Exile On Main St., com gaitinha e tudo. “The Roller” evoca os Beatles de Revolver e “The Beat Goes On”, os de Magical Mystery Tour. “Bring The Light” seria como “TVC15″, de David Bowie, teria saído se o camaleão olhasse mais para Bob Dylan e menos para a cocaína.

Existem referências mais contemporâneas também. “Four Letter Word” caberia perfeitamente no primeiro álbum do Black Rebel Motorcycle Club e, em “Millionaire”, Liam canta de um jeito que lembra muito o Dave Grohl de There Is Nothing Left To Lose (ouça as estrofes de “Breakout”), embora os dois cantores tenham timbres totalmente diferentes. E ainda “Standing on The Edge of The Noise” tem lampejos de “It’s Gettin’ Better (Man!!)”, do próprio Oasis.

Até aí, nenhuma novidade, já que o Oasis copiava desde Burt Bacharach até The Doors. Só que a ausência de Noel faz toda a diferença – para melhor. Sem “our kid”, não existem as paredes de guitarras e teclados que caracterizavam o Oasis, e nem a grandiloquência que às vezes jogava contra a banda (vide Be Here Now). O som é muito mais simples e cru, e a banda se permite músicas muito menos complexas.(leia mais aqui...Move That Jukebox)


Tracklist:

01. Four Letter Word
02. Millionaire
03. The Roller
04. Beatles And Stones
05. Wind Up Dream
06. Bring The Light
07. For Anyone
08. Kill For A Dream
09. Standing On The Edge Of The Noise
10. Wigwam
11. Three Ring Circus
12. The Beat Goes On
13. The Morning Son
14 Sons Of The Stage (bonus track)
15 World Outside My Room (bonus track)


site oficial
my space
wiki



Nenhum comentário:

Postar um comentário